O Valuekeep Integrator preconiza um modelo conceptual de integração de dados e consequente lógica funcional entre sistemas. Como solução de integração entre sistemas, o Valuekeep Integrator reúne um conjunto de características que se consideram fundamentais nos produtos desta área.
Flexibilidade: é uma solução capaz de integrar diferentes sistemas ou serviços de forma sincronizada e cooperativa, isto é, definindo quais os processos que devem ser partilhados ou tornados disponíveis entre diferentes sistemas ou serviços. Tem capacidade de suportar a adição de novos sistemas e serviços pela abrangência da sua arquitectura, sem criar rupturas com os sistemas de controlo e a lógica dos processos.
Reutilização: permite a reutilização de funções em projectos de integração, diminuindo os custos de desenvolvimentos e tempos de implementação. Uma integração estruturada deve conduzir a um ambiente onde as funções de negócio existentes sejam facilmente partilhadas e reutilizadas com um esforço mínimo. Cada serviço deve ser flexível o suficiente para suportar novos modelos de negócio à medida que surjam. Isto é, conseguido nesta solução de integração, separando as regras de gestão da integração (suportadas pela plataforma Valuekeep Integrator) e as regras de negócio dos diferentes sistemas (suportadas pelos diferentes plugins).
Simplificação: integrar diferentes aplicações de software e diferentes plataformas requer uma solução técnica sofisticada. Esta solução de integração é capaz de trabalhar com diferentes sistemas de hardware, diferentes sistemas operativos e diversas aplicações.
Escalabilidade: a experiência mostra que depois da implementação de uma solução de integração, há lugar à identificação de novos módulos ou funções a integrar. A arquitectura desta solução de integração garante que a disponibilidade de execução seja igual ou maior do que a disponibilidade verificada nos sistemas que já existiam antes da integração. O desafio da disponibilidade cresce com o volume de transacções e número de sistemas e/ou serviços integrados. Esta solução de integração é capaz de crescer de acordo com as exigências crescentes de sustentação da organização.
Segurança: garante a gestão e controlo de acessos entre os diferentes sistemas e serviços que utilizam a estrutura de integração.
Transformação e Mapeamento dos Dados: esta solução de integração de serviços tem a capacidade de definir facilmente transformações bidireccionais de dados, desde a sua representação nativa para outros formatos mais adequados para a integração de processos, por exemplo: JSON.
Capacidade de Expansão: uma infraestrutura de integração poder ser comparada a uma entidade em constante evolução, visto que pretende desenvolver e expandir os seus negócios. O objectivo desta plataforma de integração é capacitar a expansão dos processos de negócio com a inclusão de diversos plugins proprietários ou de terceiros.